Marcadores de Páginas











gráficos de ponto cruz






























Azulejos






















Exemplos de Patchwork














Mosaico

DICAS IMPORTANTES

1. Para fazer seus trabalhos, deixe os materiais a serem utilizados em ordem e por perto, assim você não perderá tempo procurando algum material que não está ao seu alcance;

2. Quando for comprar algum material, prefira as lojas que tenham uma grande variedade, pois se você precisar de mais material, encontrá sem maior dificuldade, não comprometendo o término do trabalho.

3. Certifique-se sempre de que os materiais estão no seu prazo de validade, principalmente no caso da cola e do rejunte, que são os principais materias que estragam em um mosaico;

4. Evite acidentes, usando sempre óculos de protecção, principalmente quando for quebrar as peças com o martelo ou cortá-las com o torquêz;

5. Use sempre uma bandeja para acomodar as peças cortadas e limpe a mesa com uma trincha, evitando cortes com caquinhos.

6. A cola mais indicada para superfícies de madeira é a cola branca de rótulo azul, para superfícies de vidro é a borracha de silicone e a mais indicada para superfícies de alvenaria é a argamassa. Porém se o mosaico for ficar exposto ao tempo, devemos utilizar a argamassa para uso externo, piscinas e fachadas, que é muito mais cara que a normal (em média custa 3 vezes o preço da outra);

7. Assim como a argamassa usada em ambientes externos, também devemos usar um rejunte especial pra o mesmo fim, que também custa bem mais caro que o rejunte comum (em média, custa sete vezes mais caro que o comum) e seu prazo de validade é bem mais curto;

8. Ao colocar o rejunte nas peças, use luvas ou uma espátula plástica para proteger suas mãos da agressão que o rejunte provoca na pele;

9. O excesso do rejunte deve ser retirado com uma esponja molhada ou uma flanela também molhada, se depois de seca a peça ainda apresentar resíduos de rejunte, retire-os com um removedor de rejunte, usando uma esponja macia para espaços maiores ou um cotonete para pequenas partes, seguindo sempre as instruções do fabricante do produto.

10. Lembre-se do acabamento nas laterais da peça. Para isso, use a ponta do dedo, um rodinho ou uma espátula pequena;

11. Pinte a peça de madeira utilizando uma cor que combine com as cores que serão usadas na confecção do mosaico. Deixe-a secar completamente para receber a aplicação das peças e do rejunte. Caso contrário, a tinta poderá sair junto com a limpeza do rejunte.

12. Para agilizar a secagem da tinta e da cola, você pode usar um secador de cabelos, porém o rejunte deve secar naturalmente, sem o uso de secadores e sem ser exposto ao sol, para evitar rachaduras ou descolamento do mesmo;

13. Existem vários tons de cores de rejuntes, mas você ainda poderá criar outras cores, usando pigmento em pó Xadrez, ao misturar, use algum tipo de medida, pois se você precisar de mais rejunte para finalizar a peça, sem essa medida, dificilmente você conseguirá igualar a cor anterior;



Projeto do Trabalho

É muito importante fazer o desenho detalhado, principalmente se for um trabalho geométrico. As medidas devem ser exatas, pois fica muito difícil fazer acertos nos trabalhos já em desenvolvimento.

Para fazer seu primeiro trabalho de mosaico, o método mais fácil, é a fixação uma a uma, das pastilhas directamente sobre o objeto base. É muito gratificante ver o progresso do trabalho, conforme as peças vão sendo coladas.

Simplicidade é o segredo para ter um trabalho de mosaico bonito e atractivo. Há ideias por toda a sua volta. Podes ver em livros, visitar galerias, jardins, monumentos, sites. No artesanato o que vale é a sua criatividade. Não é preciso ser um desenhista fantástico, para desenhar um mosaico, basta por a idéia no papel; pois mesmo um desenho simples pode se transformar num belo mosaico. O importante é escolher material de qualidade, cores que combinem entre si e capricho para faze-lo.

Colas

Relativamente as colas a serem utilizadas.Não importa o que vamos colar, mas em cima do que vamos realizar nosso trabalho. A cola branca é indicada para papel, tecido e madeira (ou colar sobre a madeira a cola amarela, que é especifica para madeira é perfeita).
A cola branca dissolve-se com água. Portanto, não é indicada para execução de mosaicos externos. Sempre que formos executar um trabalho, devemos ter em mente que o mosaico é para ser duravel. Portanto, vasos, pisos, muros, mesas de jardins, fontes, bancos externos, enfim, tudo que fica exposto à humidade e ao tempo, deve ser cimentado. Existem muitos tipos de argamassa no mercado. Recomenda-se as especiais para colocação de azulejos ou pastilhas de vidro. Informe-se nas lojas de material para construção, e mencione onde ficará a peça exposta, se for ficar exposta ao tempo, lembra-se de usar materiais específicos para isso.

Bases
Recomenda-se usar MDF ou compensado naval para executar o mosaico. A madeira maciça se altera, com a humidade ela dilata e, quando seca, contrai. Este movimento faz com que as pastilhas se soltem, danificando assim todo o mosaico..O mesmo problema pode ocorrer quando trabalha-se com bases de compensado comum ou aglomerado. Portanto use somente MDF ou compensado naval.

Se sua peça de mosaico for ficar em ambientes externos, não use bases de madeira. A base a ser usada deve ser o fibrocimento, a pedra ou o concreto armado, sempre usando como cola a argamassa e um rejunte de boa qualidade.


Materiais que podem receber a arte do mosaico.

Trabalhar com mosaicos é um exercício de criatividade, a começar pelos materiais, onde quase não existem restrições. O único pré-requisito é que o objeto sobre o qual se faz o mosaico deve ser rígido para não ceder ao peso das pedras, cerâmicas ou outros materiais usados na composição do desenho. Madeira, placas de compensado, pratos de cerâmica, vasos de barro, cimento amianto e pedra ardósia estão entre as bases mais frequentemente usadas.

Não é preciso muita coisa para começar o primeiro mosaico. Um desenho facil,um torquês, um óculos de protecção, pedaços de tecido, uma esponja, alguns azulejos, rejunte, já serão o suficiente para o inicio. Em breve, você descobrirá o imenso prazer na montagem desta arte, atingindo resultados fantasticos com a utilização de técnicas relativamente simples.



Alfabeto para Patchwork






Pintura em Tela _ passo a passo

1.Compre uma tela no tamanho desejado.

2. Compre um cavalete médio se desejar.

3.Compre as tintas de boa marca.

4.Escolha um tema.

5.Procure um risco fácil.

6.Desenhe o motivo na tela utilizando papel carbono de qualidade.

7.Selecione as cores que irá usar. No mínimo uma gama de cerca de 12 cores para iniciar. Compre pincéis de boa marca e de cerdas macias, de preferência compre dois da mesma numeração.

8.Se vc quiser economizar e não comprar tinta em tons suficientes p/ seu trabalho, vc correrá o risco de não ter um final ideal, como vc esperava.

9.Coloque as cores em um prato de louça branco, em pequenas quantidades. Coloque também ao seu lado um recipiente contendo óleo de linhaça.

10.Passe primeiro o pincel no óleo de linhaça, depois na tinta e depois passe na tela .

11.Limpe-o com produto especial para limpeza de pinceis, há uma marca ótima que se chama BONAPINT. Seque-o com um pano limpo.

12.Não deixe os pincéis de molho, se deixar muito tempo o pincel de molho ele estragará.

13.Não utilize querosene para limpeza de seu material.

14.Comece a pintura pelo fundo ou objetos distantes.

15.Deixe o motivo principal por último.

16.Nas bancas de revistas vc encontra mta revista destinada ao tema pintura em tela, nelas vc encontrará boas dicas.


stencil