Criatividade é ser possuído por uma força divina

A criatividade significa simplesmente que você está em estado de relaxamento total.
Não significa inação, mas sim relaxamento - porque, com o relaxamento, ocorre muita ação.
Mas isso não é obra sua - você é apenas um veículo.
Uma melodia começa a ecoar por seu intermédio - você não é o criador dela, ela vem do além.

Ela sempre vem do além. Quando você a cria, sua criação não vai além do ordinário, mundano. Quando ela vem por seu intermédio ela tem beleza sublime, traz em si algo de desconhecido.

Sempre foi assim: o poeta desaparece, a criatividade aparece. Nessa ocasião, ele é possuído. Sim, essa é a palavra, ele é possuído. Criatividade é ser possuído por Deus.

Simone de Beauvoir disse:
"A vida se ocupa com a própria perpetuação e a superação de si mesma; se tudo que ela faz é manter a si mesma, então viver é apenas não morrer."
E o homem que não é criativo está apenas não morrendo, só isso. Sua vida não tem profundidade. Sua vida ainda não é vida, mas apenas um prefácio; seu livro da vida ainda não começou a ser escrito. Ele nasceu, é verdade, mas ainda não está vivo.

Quando você se torna criativo, quando permite que a criatividade flua por intermédio de você - então a vida cria asas e desfere voos.

Na criatividade está a superação; de outro modo, nós podemos continuar, no máximo, a nos perpetuarmos tal como somos. Você cria uma criança - isso não é criatividade. Você morre e a criança fica para perpetuar a vida, mas perpetuar-se não basta, a menos que você comece a superar a si mesmo. E essa superação só ocorre quando algo do além entra em contato com você.

Esse é o ponto de transcendência - superação.
E, na superação, o milagre ocorre; você não existe, contudo, pela primeira vez, você existe.



Osho, em "Criatividade - Liberando Sua Força Interior"














ઇ‍ઉ Moneღ ॐ